Dia do Bioma Pampa, 17 de dezembro de 2015

Dia do Bioma Pampa: O futuro do Bioma Pampa.
Data: 17 dezembro 2015, Horário: 19h
Local: AUDITÓRIO da Faculdade de Economia da UFRGS.
(Av. João Pessoa, 52 – Centro – Porto Alegre, RS)
Evento no Facebook: Dia do Bioma Pampa

 

Em defesa da vida: Dia do Bioma Pampa.

Em 17 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Bioma Pampa, tal data foi escolhida em homenagem ao nascimento do ambientalista José Antônio Lutzenberger. O Bioma Pampa somente foi reconhecido oficialmente a partir de 2004 e teve seu dia criado em 2007.Além de ser um patrimônio natural, o pampa é também um legado cultural do povo gaúcho e latinoamericano que está ameaçado pelas monoculturas e pela destruição de seu habitat natural.

Entre os biomas brasileiros, o Pampa é exclusivo da metade sul do Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 178.243 km2, correspondendo a 2,07% do território nacional e a 63% do território gaúcho; É o que apresenta o menor número de áreas formalmente protegidas, representando somente 0,36% de sua área de ocorrência.

Por isso, propomos aprofundar sobre a situação da implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e levar adiante a Proposta de Emenda Constitucional (PEC do Bioma Pampa – 05/2009) referente ao Bioma Pampa para tornar-se Patrimônio Nacional reconhecido pela Constituição Federal, à semelhança de demanda referente aos biomas Caatinga e Cerrado.

Com este objetivo, o Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente – MoGDeMA – pretende realizar este debate em parceria com ONGs gaúchas e com apoio da UFRGS, convidando a todos para participar deste evento em prol do Bioma Pampa e em Defesa da Vida!
A entrada é franca, compareça.

Programação:

ABERTURA CULTURAL
– Germán Álvarez & Marcelo Egüez – Música da cultura pampiana.

PAINEL I – O BIOMA PAMPA COMO PATRIMÔNIO AMBIENTAL

– Monica Marlise Wiggers – Geógrafa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado IPHAE /RS -Tema: O Patrimônio Cultural do Pampa

PAINEL II – POLÍTICAS PÚBLICAS AO BIOMA PAMPA. A apricação do Cadastro Ambiental Rural (CAR do Bioma Pampa): Conflitos, ameaças e oportunidades para a conservação da biodiversidade no estado do Rio Grande do Sul.

– Dr. Eduardo Velez – Biólogo – Rede Campos Sulinos – Centro de Ecologia /UFRGS – Tema: O Bioma e as políticas para o Pampa.

– Dra. Annelise M. Steigleder – Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre – Ministério Público do RS. -Tema: O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a efetividade das Políticas Públicas para o Bioma Pampa.

– Moderador: Biólogo Paulo Brack – InGá / MoGDeMA / Departamento de Botânica – UFRGS

 
**Entrada Franca**

Organização:
MoGDeMA – Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente
AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
InGá – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais
NEJ/RS – Núcleo de Eco Jornalistas – EcoAgência de Notícias
Projeto de Extensão GVC – Grupo Viveiros Comunitários – Biociências – UFRGS

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br