22 ANOS DE INGá

No último 07 de abril, o Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais completou 22 anos de existência. Como muita satisfação, a comemoração que foi na modalidade on line, devido à pandemida da covid19,  contou com a presença de 32 pessoas, dentre eles alguns ingazeiros fundadores da entidade: Helena Romanowski, Luiz Fernando Brutto, Gerson Buss, Marcia Jardim, Leandro Jerusalinski e Marcus Athaydes Liesenfeld. Estes guerreiros ambientais, juntamente com mais 12 companheiros, no ano de 1999, reuniram-se no salão de festas do prédio número 742 da Rua Lima e Silva, no Bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, RS ,com o propósito de fundar a entidade, bem como aprovar seu estatuto e eleger a primeira coordenação.

Na oportunidade, estes ilustres convidados puderam compartilhar com os demais presentes suas experiências e motivações para a criação do INGá.

O evento também contou com a presença de atuais ingazeiros como o coordenador, professor e botânico, Paulo Brack e sua esposa, professora e biológa,  Laura Verrastro; o também antigo coordenador e atual membro da entidade, o filósofo Vicente Medaglia; além dos biólogos Maria Carmem Sestren Bastos, Guilherme K. de Vargas , Matias Köhler e Francisco Siliprandi Kuwer. O corpo jurídico do ingá também se fez presente pelos advogados Marcelo Pretto Mossmann, Emiliano Maldonado Bravo e Luciele Francisca de Souza. O técnico em meio ambiente e ativista, Emerson Vieira Prates, não só participou da live, mas de toda a organização pra que este evento grandioso acontecesse.

E não é só. Contou-se com a presença do  Biólogo e Arquiteto, Francisco Milanez, presidente da AGAPAN, considerada mãe das entidades ambientais  que, abrilhantou o evento com sua participação.

Participaram ainda do evento, a bióloga, Andreia Carneiro, filha do renomado e respeitado ambientalista, Augusto Carneiro; a jornalista Anahi Fros; o ambientalista e ativista, Marcelo Roncato; o conselheiro da Agapan, João Batista Aguiar; o advogado, Julio Alt do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (MoGDeMA); o biólogo, Eduardo Ruppental, a bióloga, Rosana Senna; a ativista e advogada, Fernanda Pegorini;   o biólogo, Rafael Altenhofen da UPAN (UNIÃO PROTETORA DO AMBIENTE NATURAL);  a jornalista. Elliege do Núcleo de Ecojornalistas (NEJ-RS); o Engenheiro Ambiental e coordenador da AMA Guaiba (Associação Amigos do Meio Ambiente), Eduardo Raguse Quadros; a professora do departamento de Botânica da UFRGS,  Marines Garcia; o professor do departamento do museu de ciências naturais da UFRGS, Marco Azevedo; a senhora Lia Veiga, da pastoral ecológica, além do senhor Fernando, do Amigos da Terra.

Ademais, no ensejo foi possível recordar a participação ativa do Ingá em diversos conselhos e comitês municipais e estaduais, como o COMAM, Comitê de Bacias, Consema, …bem como o fato de ser integrante da APEDEMA (Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do RS), além de ser protagonista não só em ações administrativas e judiciais em defesa ao meio ambiente como também em mobilizações populares.

Que esta seja a primeira de muitas comemorações que ainda estão por vir. Vida Longa ao Ingá!!!

Texto: Luciele de Souza

Imagem: Julio Piccoli Alt

 

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br