Dia da Árvore

No Dia da Árvore, o InGá e outras entidades e movimentos ambientalistas vêm protestar pelo arboricídio acelerado na cidade de Porto Alegre, incrementado pela atual gestão da Prefeitura Municipal.

Neste dia, nossa forma de chamar a atenção foi a de incluir dezenas de cruzes nos tocos de árvores onde a motosserra delineou a política de arborização que marcou a gestão atual.

Lá se foram milhares de árvores nativas, como cedro (ameaçado de extinção), ipê-roxo, ingá, canafístula, e exóticas no RS, como jacarandá, ligustro, perna-de-moça, extremosa… perdendo-se beleza cênica, sombra, conforto térmico, abrigo pra aves, flores pra fauna, filtro pra poluição aérea e sonora. Paralelamente, assistimos e denunciamos o abandono do Viveiro Municipal da SMAMS, por quase 3 anos, sem luz até hoje!

Em outras oportunidades, com grupos de moradores indignados, já encaminhamos protestos e pedidos de audiências públicas é pedidos ao Ministério Público  para que seja revertido o processo indiscriminado de cortes, mutilações e podas na cidade que já foi considerada mais arborizada do Brasil.

Não houve resposta de parte da prefeitura. Como agravante, a SMAMS perdeu técnicos e a atribuição de gerenciar a arborização para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, acostumada a tirar do caminho as árvores que “atrapalham”, segundo a visão dominante, no mesmo descaminho das podas realizadas pelas equipes terceirizadas da CEEE.

Queremos a retomada do Plano Diretor de Arborização Urbana  do Viveiro Municipal pela SMAMS, em uma gestão que respeite o meio ambiente equilibrado, com proteção às árvores que são nosso patrimônio ambiental de Porto Alegre!

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br