LUDWIG BUCKUP, VAIS DEIXAR SAUDADES!!!

Ludwig Buckup, exemplo de um grande cientista engajado nas lutas pela conservação da natureza do Rio Grande de Sul, vai deixar muitas saudades!

Ludwig Buckup, nascido em 1932, em São Paulo (SP), formou-se em História Natural em 1954, indo logo depois realizar doutorado em Tübingen, Alemanha. Retornando ao Brasil em 1958, ingressou como professor na UFRGS.  Como pesquisador em Carcinologia (estudo dos crustáceos), além da UFRGS, atuou no Museu Riograndense de História Natural.  , onde ocupou o cargo de Diretor. Junto com o irmão jesuíta e naturalista Padre Balduíno Rambo, foi o co-fundador da Museu Riograndense de Ciências Naturais, posteriormente o MCN da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB). No MCN, em 1957, foi um dos fundadores da revista científica Iheringia. Participou da publicação de trabalhos científicos, organização de livros, capítulos de livros, eventos científicos e orientações na graduação e em cursos de Pós-Graduação em Zoologia (monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado), tendo participado da descrição de 39 espécies novas de crustáceos para a Ciência. Foram descritas quatro espécies em sua homenagem. Foi Pró-Reitor de Extensão da UFRGS, até se aposentar em 1990, porém seguiu no Pós Graduação de Zoologia. Organizou e coordenou congressos e eventos científicos nacionais e internacionais, tendo ocupado cargos em várias instituições de ensino superior e de apoio à pesquisa no Brasil. Fomentou as áreas culturais e artísticas, tanto dentro e fora da UFRGS, com destaque à OSPA (Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).

Ilustre orador, ministrou centenas de palestras, realizou trabalhos técnicos de assessoria e pareceres, inclusive colaborando ao Ministério Público do Rio Grande do Sul em temas como os impactos da silvicultura nos Campos Sulinos. Também teve papel preponderante na conservação de espécies da fauna brasileira e do Rio Grande do Sul. Coordenou uma das primeiras atividades científicas de análise dos problemas decorrentes das espécies exóticas invasoras no Estado.

Foi também um dos fundadores da ONG IGRÉ, junto com colegas de universidades, em especial com sua esposa, Professora Dra. Georgina Bond Buckup, vindo a realizarem trabalhos inéditos e inestimáveis em publicações sobre a conservação de nossa biodiversidade. Atuou ainda nos Conselhos Estadual e Municipal de Meio Ambiente e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social entre 2012 e 2014, sempre tentando trazer para o centro das discussões a dramática situação do meio ambiente.

Teve papel de destaque na luta contra a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, sentenciando uma declaração que ficará para a História, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, diante de um público de centenas de pessoas, referindo-se ao governador Sartori, que teria sido seu aluno no ensino médio: “acho que ele faltou minhas aulas de ecologia”.

Entre tantas homenagens que recebeu, foi agraciado com o Prêmio Alexandre Rodrigues Ferreira da Sociedade Brasileira de Zoologia. Em 2012, foi homenageado com a “Medalha Cidade de Porto Alegre”, concedida pela Prefeitura de Porto Alegre por seu trabalho e atividades nas áreas de Ecologia e Zoologia e dedicação na proteção do meio ambiente. Em 2014, recebeu da UFRGS o título de Professor Emérito.

Ludwig Buckup faleceu de Covid-19 na madrugada deste dia 23 de fevereiro de 2021, depois de mais de três semanas lutando contra esta terrível doença. Mas nos deixou um enorme legado científico e de trajetória empenhada na conservação da natureza e em prol de nossa cultura. Fará muita falta, mas seu exemplo de vida merece ser lembrado para sempre! Nossa solidariedade à Georgina e demais familiares.

InGá

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br