Curso: Agricultura Urbana Ecológica no Pátio da Escola

  • Postado em 16/09/2013   por: Admin   Categoria:

o InGá está abrindo seleção para esse curso. Inscrições até o dia 10 de outubro.

Baixar a ficha de inscrição.

Desde há algum tempo, a questão da insegurança alimentar e nutricional (INSAN) da população brasileira tem sido enfocada. No entanto,  essa discussão não tem aprofundado algumas questões fundamentais, como é a profunda relação entre a alimentação e o meio ambiente. Isso é fruto da desconexão que a civilização do consumo promove entre o ser humano e a natureza – trazendo diversas implicações. Nesse sentido, o InGá tem trabalhado há anos, na perspectiva desta reconexão – particularmente tematizando a conservação dos ecossistemas naturais, do conhecimento da biodiversidade nativa e seu potencial de uso. Trabalhamos, de fato, na visão de uma grande transformação planetária no sentido de um modo de vida mais simples e sustentável. Uma das estratégias fundamentais nesse processo é o trabalho na escola. O InGá tem desenvolvido uma parceria de anos com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Este projeto objetiva disseminar o conhecimento – principalmente prático e vivencial – oferecendo ferramentas para a construção de uma vida mais autônoma e sustentável. Pretendemos construir Soberania Alimentar em um sentido não só em nível de país, como é muitas vezes falado, mas também em nível comunitário.

O curso está organizado em 3 encontros teóricos e 3 práticos, sendo esses uma aula no pátio da sede do ingá, um mutirão e uma saída de campo.

O curso assume uma perspectiva participativa, de forma que será buscado espaço para os participantes expressarem suas visões e relatarem suas experiências.

Ele é destinado, principalmente, para professores e funcionários da SMED de Porto Alegre, podendo se candidatar também outras pessoas, tendo prioridade aquelas que já estão realizando alguma caminhada na agricultura urbana no pátio da escola. Alertamos que, sendo as vagas limitadas e o curso gratuito, infelizmente haverá candidatos inscritos que não serão contemplados. Esses poderão, certamente, realizar os próximos cursos que o InGá promoverá.

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br