Celulose Riograndense: redenção ou Síndrome de Detroit?

  • Postado em 09/08/2013   por: Admin   Categoria:

Neste dia 8 de agosto, pela segunda vez, é lançada outra pedra  fundamental para a ampliação da indústria de celulose em Guaíba.  Agora, trata-se da empresa Celulose Riograndense, do grupo chileno de  celulose e papel, Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones, CMPC.  Ela seguirá sendo sucessora das antigas Borregaard, Riocell e Aracruz.  A última pedra tinha sido lançada no dia 27 de agosto de 2008, pela  Aracruz, tendo contado também com a presença do governo do Estado do  Rio Grande do Sul, por meio da então governadora Yeda Crusius.

Mas, em 2008, a alegria durou pouco. A empresa Aracruz acabou  quebrando, tendo que assumir um prejuízo de mais de dois bilhões de  reais, resultado de investimentos especulativos perdidos durante a  crise financeira mundial daquele ano. Enquanto as maiores empresas do  ramo da celulose se livravam dos prejuízos inerentes à fragilidade  flutuante do mercado da celulose, alguns milhares de trabalhadores  eram demitidos, em Guaíba e arredores.

Entre tantas questões não resolvidas, fica a pergunta costumeira, que  intriga a nós, brasileiros: se o negócio era arriscado, como os  governos e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que  pertence ao povo brasileiro, puderam injetar tanto empenho e mais de  meio bilhão de reais em uma empresa que investiu nos chamados  derivativos e estava por quebrar?

Agora, no caso da empresa CMPC, que tem em seu comando o chileno  Eliodoro Matte, um dos maiores investimentos de celulose do Cone Sul,  anuncia-se um investimento de 5 bilhões de reais, valor quase igual ao  de 2008. E mais uma vez, se conta com financiamentos facilitados de  2,5 bilhões de reais do BNDES. E, de quebra, consegue-se outro apoio  do governo do Estado do Rio Grande do Sul, agora sob a chefia de Tarso  Genro, que parece ignorar os riscos socioambientais e econômicos deste  novo empreendimento. O Secretário de Desenvolvimento, Mauro Knijnik,  chegou a confessar que não estava contente, mas “muito contente”, e  que se sentia como “um guri que tinha ganho uma bola nova”. Mas como  ficar contente com o investimento em empreendimentos que representam  altos riscos uma concentração descomunal de uma só atividade na região?

Nesta forjada “festa” para os gaúchos, entretanto, não se fala das  recentes acusações dos movimentos chilenos contra a CMPC, no que toca  a denúncias de ocupação por megassilvicultura dos territórios  tradicionais dos Mapuches. Tampouco se comenta no Brasil uma grave  denúncia dos movimentos pelos direitos humanos no Chile quanto a um  possível apoio a uma chacina de 19 pessoas, sendo 14 trabalhadores da  empresa, por parte da polícia militar (carabineiros), quando do golpe  militar liderado pelo general Augusto Pinochet, em18 de setembro de  1973.

No que toca ao aspecto econômico, a falsa sensação de bonança encobre  altos riscos, inclusive econômicos, derivados de megaempreendimentos  que realimentam as já conhecidas monoculturas de trágicos resultados  socioambientais no Cone Sul. Primeiro,  cabe destacar-se que a  atividade será concentrada em exportação de matérias bruta, ou seja, a  pasta de celulose, principalmente para os países asiáticos, que estão  em queda de suas atividades econômicas. Ou melhor, a gigantesca  indústria produzirá celulose branqueada e muito pouco papel, o qual  será gerado em sua maior parte em outros países, em situação de  desaceleração econômica.

Quanto à concentração de atividade econômica, cabe levantar o risco do  que se pode chamar de “Síndrome de Detroit”, uma cidade  norte-americana, agora decadente e semidesértica, que foi o berço da  General Motors, que era responsável pela maior parte da arrecadação e  por milhares de empregos, que acabaram se esvaindo à medida que a  empresa foi embora da cidade. No Uruguai, Eduardo Galeano destaca que  esse tipo de megainvestimentos supostamente redentores, no caso da  celulose, com apoios governamentais, podem ser comparados como  “salva-vidas de chumbo”, para nações vulneráveis como as nossas.

E, inevitavelmente, a atividade gerará outras tantas centenas de  milhares de hectares de monoculturas arbóreas. No Chile, a CMPC possui  cerca de meio milhão de hectares destes monocultivos (pinus,  eucalipto, etc.). Outras centenas de milhares estão agora no Brasil e  na Argentina. E o bioma Pampa, reduzido a 1/3 de seus remanescentes  vegetais originais, com mais de 2 mil espécies de plantas nativas (400  delas alvo de biopirataria internacional), segue sendo mira de sua  expansão.

Esta preocupação é um exagero? Fica difícil não enxergar que as  populações de Guaíba e do Rio Grande do Sul acabam se tornando, cada  vez mais, reféns de um só setor econômico. Como exemplo da situação –  que pareceria cômica se não fosse absurda – a rede estadual de ensino  de Guaíba, depois de décadas de produção de celulose pela indústria,  não dispõe de papel para atividades dos professores, como provas,  trabalhos, etc.

Quanto à poluição, a situação não é menos grave. O volume de efluentes  líquidos industriais aumentará 330%, passando dos atuais 46,4 mil  m3/dia para 154,4 mil m3/dia. O professor Flávio Lewgoy, da AGAPAN,  destaca a alta poluição gerada pelo branqueamento pelo peróxido e  dióxido de cloro que, entre outros processos, poderia gerar dioxinas e  furanos, altamente tóxicos, acrescentando: “Dioxina é cumulativa, não  tem valor mínimo”.

Enquanto isso, técnicos da FEPAM, da Secretaria Estadual de Meio  Ambiente, afirmam que a quadruplicação da empresa geraria uma  quantidade de efluentes líquidos, no processo industrial de produção e  branqueamento da celulose, de um volume equivalente à metade dos  efluentes gerados por Porto Alegre, com 1,5 milhão de habitantes.  Quanto ao ar que respiramos, outros técnicos alertam apara a situação  de ausência de estudos de capacidade de suporte à emissão de outras  toneladas de gases poluentes, provenientes da ampliação desta  indústria. E cabe lembrar que nossa atmosfera já está bem  comprometida, onde  a rede de monitoramento da qualidade do ar  permanece sucateada há quase uma década.

O Rio Grande do Sul, seguindo a lógica mundial do crescimento  econômico, da globalização dos oligopólios e mercados concentrados,  continua caminhando para o empobrecimento de sua matriz produtiva e,  ao mesmo tempo, comprometendo ainda mais seu ambiente. Estaremos à  beira de uma Síndrome de Detroit? Quem ganha com isso?

Porto Alegre, 08 de agosto de 2013,

Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente – MoGDeMA

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br