Desconferência questiona modelo energético brasileiro

  • Postado em 26/01/2012   por: Admin   Categoria:


Atender a demanda de energia é um desafio do século XXI e, no Brasil, os últimos acontecimentos tem mostrado que a resposta para esse problema pode ser extremamente onerosa para a sociedade. Não há como sustentar a insustentabilidade do modelo capitalista. No dia 27 de janeiro, na programação do Conexões Globais 2.0 (evento paralelo ao Fórum Social Temático), vai acontecer a desconferênciaDe Garabi a Belo Monte: muito mais que energia”, tratando sobre os descaminhos energéticos de nosso país que destroem a biodiversidade e atingem os povos tradicionais.

A atividade, com organização do InGá Estudos Ambientais, será focalizado por Eduardo Ruppenthal que, além de membro do InGá, é biólogo e mestre em desenvolvimento rural e vai acontecer no terceiro andar da Casa de Cultura Mário Quintana, no centro de Porto Alegre, às 15h00.

O debate se dará em torno da problemática das construções de hidrelétricas, refletindo sobre a forma de como elas se inserem no modelo de desenvolvimento econômico proposto para o país e para a América do Sul (agro-minero-exportador).

O Caso de Pai-Querê


Sob a bandeira da sustentabilidade diversos empreendimentos hidrelétricos tem sido licenciados no Brasil. Os questionamentos não terminam quando se coloca no papel quais são os custos gerados por essas construções à biodiversidade e aos povos  tradicionais.

Um dos temas da oficina será a possibilidade de construção da usina de Pai-Querê. No Rio Grande do Sul, a pressão para construção dessa UH por parte do setor econômico e do governo tem mostrado que não há interesse em preservar o pouco que resta dos ecossistemas originais do estado.

A região do Rio Pelotas onde se pretende construir Pai-Querê é considera Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e por isso uma Área Prioritária para a Conservação da Biodiversidade.  Há outras duas usinas em atividade na região e outra em fase de inventário. “Caso os quatro empreendimentos entrem em atividade as conseqüências são imprevisíveis, diversas instituições de pesquisa e movimentos sociais desaconselham a efetivação desse empreendimento”, esclarece o coordenador geral do InGá, Vicente Medaglia.

O quê? DesconferênciaDe Garabi a Belo Monte: muito mais que energia. O modelo energético brasileiro no contexto das crises capitalista, energética e ambiental.

Quando? 27 de janeiro de 2012, às 15h

Onde? No terceiro andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Contato: inga@inga.org.br

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br