Escola Rincão sedia curso sobre Educação Ambiental

  • Postado em 11/08/2011   por: Admin   Categoria:
Curso será encerrado no próximo sábado

Curso será encerrado no próximo sábado

A primeira aula prática do curso de formação em Educação Ambiental “Reinventando o Espaço Escolar, com vistas para a sustentabilidade” foi realizada no sábado, 6. Na atividade, que aconteceu no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão, no bairro Belém Velho, professores e membros da comunidade escolar produziram canteiros de formas orgânicas, uma espiral de ervas, plantio de árvores frutíferas nativas e outras ações coletivas baseadas nas noções trabalhadas anteriormente. Neste sábado, 13, haverá outra aula prática, no mesmo local, que encerrará os trabalhos.

Plantios foram uma das atividades desenvolvidas na formação

Plantios foram uma das atividades desenvolvidas na formação

A formação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), é ministrada pelo coletivo Camboim de Educadores, do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), Arca Verde, Instituto Econsciência e uma série de parceiros que compõem uma rede transdisciplinar de ações educativas focadas na temática socioambiental. De acordo com a coordenadora da Educação Ambiental da Smed, Rosa Maris Rosado, o curso parte da necessidade de se repensar os locais escolares enquanto espaços educadores sustentáveis.

Desde 16 de junho, quando teve início, os educadores inscritos participaram de encontros teóricos às quintas-feiras, no prédio central da Smed ou na sede do InGá, e aos sábados, na própria Rincão. Somados aos dois encontros práticos que finalizam o curso, a formação totalizará 44 horas-aula, em que serão desenvolvidos conteúdos ligados à permacultura, bioconstrução, agroecologia, botânica, nutrição saudável e outros temas que têm balizado as ações das entidades organizadoras.

A permacultura, que integra saberes populares, ancestrais e a ciência ecológica e consiste em um conjunto de estratégias voltadas à criação de ambientes altamente produtivos, de acordo com a realidade de cada local, teve grande espaço durante as aulas. As possibilidades de emprego dos seus pr incípios como estratégia de educação na Rede Municipal de Ensino (RME) tem sido buscada pelo setor de Educação Ambiental da  Smed, trazendo a integração a uma visão ecológica de mundo, aprendida na observação dos ecossistemas naturais, na diversidade de culturas, no engajamento político nas causas socioambientais, contemplando o protagonismo dos envolvidos.

Levando em conta o tempo de permanência dos educandos nas escolas, principalmente com a ampliação da jornada escolar, e cientes de que as experiências vivenciadas neste espaço desenvolvem conhecimentos e sensibilidades ambientais, a formação propõe a discussão e a vivência de alternativas para qualificar os espaços escolares, como os prédios e os pátios, lugares potencialmente propícios ao desenvolvimento integral e harmônico dos alunos e sua relação com a natureza. Para Rosa, o resultado está sendo a criação de espaços vivos, saudáveis e ricos em situações de apren dizagem, nos quais a alegria, o entusiasmo, a cooperação e o afeto nas relações sociais sejam difundidos entre os educandos da RME e irradiados para as comunidades em que vivem.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Fotos: Rosa Maris Rosado/Divulgação PMPA

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br