InGá inaugura banca de bambu na FAE

  • Postado em 26/09/2011   por: Admin   Categoria:

A primavera trouxe boas-novas para o Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), que estreou sua banca – toda feita de bambu –  no último sábado (24) durante a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), em Porto Alegre. Quem visitou o espaço da Ong na Feira pôde bater um papo sobre as principais lutas do movimento ambientalista, receber materiais informativos e tomar um bom chimarrão.

.

A bióloga Claudine Abreu Correa é da coordenação do InGá e passou a manhã por lá. “Todo último sábado do mês nós participamos da Feira, desde às 7h30 até o início da tarde. A nossa banca tem a intenção de ser um ponto de encontro para as pessoas que trabalham com a mesma temática que a gente”, ressalta Claudine. Na avaliação dela, a FAE também é uma oportunidade para fazer contato com novas pessoas e trocar experiências.
.
Livros, panfletos e camisetas estão entre os itens disponíveis na banca, que agora está em novo local: de frente da banca central, ao lado da banca do seu Carneiro. Além disso, há mudas e cartilhas sobre plantas alimentícias não-convencionais (Pancs) e quem tiver interesse pode cadastrar seu e-mail para entrar para a lista de ativismo digital do InGá.
.
O bioconstrutor Leandro Silveira, foi conferir de perto a inauguração da sua obra, que levou cerca de uma semana para ficar pronta. “A banca foi toda feita de material reciclado: tem banner para fortalecer alguns encaixes e garrafa PET no acabamento”, orgulha-se Leandro, que também trabalha na produção de tintas naturais, e aceita encomendas pelo e-mail leandro.b7@hotmail.com.
.

Inovação no cardápio

A aposentada Olga Souza nunca havia passado na banca do InGá. A estrutura de bambu, no entanto, chamou sua atenção e ela decidiu dar uma paradinha para saber do que se tratava. Após conversar com voluntários, dona Olga levou para casa uma mudinha de ora-pro-nóbis para plantar no quintal. “Fiquei curiosa. Eu nunca tinha ouvido falar desta planta. Vou colocar no meu pátio e estou feliz porque eu sei que é uma coisa que vai fazer bem para mim e para a minha família.”
.
O ora-pro-nóbis é um cactos (apesar de ter folhas) rico em proteínas, vitaminas e minerais, e integra um grupo de Pancs que o InGá ajuda a divulgar. A Ong distribui as mudas para que mais pessoas conheçam e consumam espécies de plantas que têm alto valor nutricional e que muitas vezes são confundidas com matos ou ervas daninhas, já que costumam crescer espontaneamente em algumas localidades.

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br