InGá promove I Mostra Biodiversidade pela Boca

  • Postado em 03/12/2012   por: Admin   Categoria:

Venha celebrar a biodiversidade!

A variedade de alimentos que podem chegar a nossa mesa é muito grande, apesar disso estamos limitados a cada vez menos opções. A I Mostra Biodiversidade pela Boca, promovida pelo InGá em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pretende trazer a público uma pequena amostra da agrobiodiversidade nativa que pode ser utilizada em nossa alimentação. O evento acontece no dia 15 de dezembro, sábado, das 9 às 13 horas, na Feira da Cultura Ecológica do Menino Deus, no pátio da Secretaria da Agricultura.

A tendência à homogeneização presente na sociedade atual estende-se também à alimentação, desprezando os alimentos regionais e toda a cultura alimentar associada a eles. No Rio Grande do Sul, existe cerca de 150 espécies de plantas nativas com frutas alimentícias. É o caso da pitangueira, da jaboticabeira, do araçazeiro, da guabirobeira, do butiazeiro, da cerejeira-do-mato, da juçara.  O objetivo da Mostra é evidenciar uma alimentação acessível e saudável baseada em recursos locais, a qual é esquecida ou desconhecida por muitas pessoas.

O evento terá caráter educativo, trocando experiências e conhecimentos sobre o tema, além de esclarecer dúvidas e dialogar com a população. Entre as atividades teremos despolpa e degustação da polpa da palmeira juçara, degustação de produtos da agrobiodiversidade nativa, incluídas aí as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), sucos e produtos derivados das frutas nativas – como a guabiroba, o araçá, o ananás e o butiá, entre outras. A Mostra contará também com banca de sementes e mudas de espécies nativas. O InGá estará distribuindo material informativo, cartilhas, folders e receitas.

No mundo existem aproximadamente 50 mil plantas alimentícias, só no Brasil estão 10 mil. O cultivo dos alimentos da biodiversidade nativa não requer insumos químicos, os alimentos nativos e ecológicos são extremamente nutritivos, possuem vitaminas, antioxidantes e fortalecem o organismo dos seres humanos e animais . A conscientização sobre a  possibilidade de cultivo e consumo de alimentos nativos e biodiversos é fundamental para a soberania alimentar de um povo. Não perca a I Mostra Biodiversidade pela Boca!!

O quê? I Mostra Biodiversidade pela Boca

Quando? 15 de dezembro, das 9h às 13h.

Onde? Avenida Getúlio Vargas, 1384, Porto Alegre.

O que levar? Traga sua caneca para degustação!

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br