Oficina de agricultura urbana desperta participantes a novos paradigmas de vida

  • Postado em 05/04/2013   por: Admin   Categoria:

Momento de partiha na Oficina de Agricultura Urbana

No sábado, 22 de março, na sede do InGá, em Porto Alegre, foi realizada a oficina “Práticas em agricultura urbana – A gente é o que a gente come!”. O momento teve como facilitadores Vicente Medaglia e Mateus da Silva, membros do InGá e moradores da Comuna do Arvoredo, onde é a sede da ONG.

Estiveram presentes 11 pessoas, entre estudantes e profissionais, que aprenderam e discutiram sobre diversos temas, como solo, insolação, interação das plantas com insetos e composteira. Os participantes fizeram diversas mudas e conheceram plantas alimentícias não convencionais (PANCs), como a bertalha e ora-pro-nobis.

A oficina mobilizou os presentes a repensarem sua própria vida e maneiras rotineiras de transformá-la, por meio da agricultura, do cultivar seu próprio alimento, do colocar a mão na terra e do sentir a energia que existe nesse elemento.”Trabalhar pela agricultura urbana, além de ser um ato político e de resistência, pela própria função educadora e transformadora que tem, é também uma ação poética, de encantamento. Tirar mel das paredes, produzir terra no quintal com os restos da cozinha, colher o remédio nas plantas da janela ou da sacada é voltar os olhos e o coração de novo para o vento e para a chuva, para o tempo, o sol e a lua. Que a gente possa plantar, cuidar e ver crescer o que desperta os sentidos, reencontra as origens, alimenta o corpo e faz festa pra alma.“, comentou Jefferson Pinheiro do Coletivo Catarse, que participou da oficina.

.

.

Para Vicente, coordenador geral do InGá, a experiência foi muito importante, por ser a materialização de um processo de aprendizado de uma década. Ele sente que agora já é o momento de passar esse conhecimento a diante. O InGá estará, durante esse ano, promovendo uma série de capacitações, participe!

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br