Professores e monitores participam de formação ambiental

  • Postado em 05/09/2012   por: Admin   Categoria:

Programação contou com atividades de agroecologia e alimentação saudável

Mais de 30 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, monitores e técnicos em Nutrição, estiveram no Instituto Arca Verde, em São Francisco de Paula (RS), no final de semana, conhecendo e praticando agroecologia e bioconstrução. A programação integrou a saída de campo da formação em Educação Ambiental “Reinventando o Espaço Escolar com Agroecologia e Alimentação Saudável”. (fotos)

No sábado, 1º, a primeira atividade, pela manhã, foi uma caminhada para conhecer os espaços do local. Segundo Andréa Ketzer Osorio, assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o que mais chamou a atenção do grupo foi um banheiro seco, feito com barro e telhado verde, no qual rejeitos humanos são recolhidos e transformados em composto para serem utilizados no plantio de árvores.

À tarde, os profissionais participaram de trabalho prático em horta. Foram construídos canteiros e plantadas mudas, simulando a maneira como seria feito um canteiro em escolas. Os participantes foram divididos em grupos – enquanto alguns traziam a terra e buscavam o composto, outros preparavam os canteiros e plantavam. À noite, foi realizada sessão de vídeo no qual os educadores conheceram opções de alimentação não convencionais, as PANCs.

Oficinas – No domingo, 2, foram realizadas oficinas de poda, de construções de barro, de cosméticos naturais, de consumo consciente e de alimentação saudável. Os participantes escolheram três oficinas para participar, podendo compartilhar conhecimentos e planejar ações para suas escolas. A formação terminou com atividades de partilha e biodanza, na qual integrantes do grupo fizeram avaliação sobre o final de semana e socializaram suas impressões.

Para Andréa, o destaque do evento foi o acolhimento, o convívio, o cuidado e o respeito entre as pessoas, presentes em todos os momentos do curso. “Saímos renovados, cheios de energia positiva, e pudemos repensar nossas práticas cotidianas, nossas escolhas, nosso estilo de vida. Todos nós saímos mais leves e cheios de expectativas para aplicar nosso aprendizado em nossas vidas e em nossas escolas”, afirmou.

fonte: Prefeitura de Porto Alegre/SMED

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br