Teoria e prática: curso sobre flora arbórea de Porto Alegre é realizado em outubro

  • Postado em 04/10/2012   por: Admin   Categoria:

Cartaz de Divulgação do Curso

A capital gaúcha, uma das mais arborizadas do país, revela em suas ruas, parques e áreas naturais uma grande diversidade vegetal. Conhecer as flores que desabrocham na primavera e as folhas que caem no outono nos aproxima de uma natureza muitas vezes esquecida em meio a pressão da urbanidade. Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, o professor Paulo Brack vai ministrar o curso “Flora Arbórea de Porto Alegre”, uma realização do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, com o apoio do Jardim Botânico e da Fundação Zoobotânica.

O curso, com experiências práticas e teóricas, vai discutir aspectos ecológicos, fenológicos, etnobotânicos e econômicos das plantas arbóreas nativas da capital gaúcha. No dia 25, das 19h às 22h na sede do InGá (Fernando Machado 464, no Centro Histórico de Porto Alegre), Brack vai expor os principais aspectos da flora e vegetação de POA. Na mesma noite, os participantes vão desfrutar de um lanche especial, preparado com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Observação das Árvores Nativas de Porto Alegre em área rural do município.

No segundo dia, 26, após uma aula teórica pela parte da manhã no auditório da Fundação Zoobotânica, à tarde, os participantes irão reconhecer e conhecer a rica flora do Jardim Botânico de Porto Alegre. No último dia, 27, pela manhã e tarde, será realizada saída à campo para região sul e extremo sul de Porto Alegre, onde os custos com o transporte estão inclusos para os inscritos no curso.

Segundo o Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre, a vegetação da capital gaúcha resulta da integração de espécies da Amazônia, Chaco, Patagônia, Pampa e Mata Atlântica. O documento também aponta que existem apenas 13,9% dos remanescentes florestais do município. Porto Alegre está entre os biomas Mata Atlântica e Pampa, assim sua paisagem natural é um mosaico floresta-campo. Um dos contingentes arbóreos mais significativos do município é o de espécies da Mata Atlântica, a qual é considerada patrimônio nacional.

Sintam-se convidados à adentrar conosco no fascinante universo arbóreo das florestas de nossa região!

Ministrante


Professor Paulo Brack, em outro curso do InGá, falando sobre as plantas nativas de Porto Alegre

Paulo Brack é biólogo, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Entre seus projetos de pesquisa atuais, está o Guia da Flora Arbórea Nativa de Porto Alegre, que visa à elaboração de Guia de identificação de 171 espécies de árvores nativas do Município de Porto Alegre, encontradas em 20 anos de trabalho de pesquisa.

Mais informações do curso pelo email floraportoalegre@gmail.com

Vagas limitadas.

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br