10 Anos da Lei de Biossegurança e os Transgênicos no Brasil

O vídeo trata do Painel realizado no dia 24/03/15 na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, em Porto Alegre, RS, sobre os 10 anos da Lei 11.105 de 24 de março de 2005. Esta Lei deu superpoderes à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), o que gerou situações preocupantes e contraditórias da facilitação da liberação dos transgênicos no Brasil.

Os depoimentos foram dados por cientistas que participam ou participaram da Comissão, os doutores Marijane Lisboa (PUCSP) e Leonardo Melgarejo (AGAPAN). O tema contou com palestras e debate com destaque ao crescimento do uso de agrotóxicos no Brasil, a forma de liberação, que não leva em conta áreas da ciência ecológica e da área social, e a composição da Comissão que, por força de alguns setores interessados nesta tecnologia, contempla a maior parte de representantes que já desenvolvem pesquisas aplicadas com engenharia genética e não necessariamente com biossegurança.

A iniciativa do evento partiu da AGAPAN (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), InGá – Estudos Ambientais, Grupo Viveiros Comunitários (GVC) – UFRGS e MoGDeMA (Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente).

 

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br