Dia do Bioma Pampa | 2014

O evento sobre o Dia do Pampa, em 17 de dezembro de 2014 aconteceu no Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. A atividade, que contou com a promoção das entidades Agapan, Mogdema, NEJ (Núcleo de Ecojornalistas do RS) e InGá, teve como intuito trazer novos olhares sobre a biodiversidade, a economia e, inclusive, no que se refere a atividade de resgate cultural, além do bioma Pampa, no RS, no que se refere à produção da erva-mate carijo.

Inicialmente, Eduardo Vélez, biólogo e pesquisador da Rede Campos Sulinos apresentou informações e análises de políticas públicas sobre a biodiversidade do Bioma, desde paisagens, flora e fauna até aspectos da nova Lei 12.651 (novo Código Florestal), no que se refere à conversão dos campos, Reserva Legal que vem ocorrendo em função da expansão da agricultura (em especial a soja), sem limites no bioma.

Cláudia Dreyer, geógrafa e jornalista, representante da Fundação Gaia, tratou de temas do Pampa sob o olhar de José Lutzenberger.

Tiago Rodrigues, jornalista, representou o Coletivo Catarse, abordando a realização do documentário Carijo, que teve objetivo de valorizar uma cultura ancestral, de raiz indígena e em fase de extinção, mas que é base histórica da produção da bebida símbolo do Rio Grande do Sul: o chimarrão.

A engenheira florestal Sílvia Pagel, representante do Mogdema, fez a moderação.

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br