Mostra Biodiversidade Pela Boca | 2013

A Redenção foi palco de festa no sábado, 6 de maio de 2013. A alegria foi trazida por meio dos sabores e cores da nossas plantas e frutas nativas. Podemos ter biodiversidade em nossa alimentação.

Essa proposta que vem ao encontro da soberania alimentar do povo gaúcho foi celebrada na II Mostra Biodiversidade pela Boca. O evento foi promovido pelo InGá, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam).

Sucos de uvaia com ora-pro-nobis, guabiroba, polpa de juçara. As canecas iam circulando entre os participantes cheias de nutrientes nativos. Degustação não só de sucos, mas também de frutas como o araticum, feijoa, araçá, fisális e ananás. Os alimentos que muitos não conheciam,talvez não tenham recebido tanta atenção e curiosidade como o pão de urtiga. “O pão de urtiga foi um dos que mais chamou a atenção dos visitantes. Primeiro a dúvida em provar, por causa da fama duvidosa das urtigas, mas logo depois a boa surpresa do sabor peculiar do pão produzido com a farinha dessa planta, rica em ferro”, conta Claudine Abreu, vice-coordenadora do InGá.

O público da II Mostra foi tão diversificado quanto as frutas e plantas expostas. Dos que apenas estavam caminhando na Redenção e se depararam com as banquinhas do evento para aqueles que foram participar já motivados pelo que viram na primeira edição da Mostra, que ocorreu em dezembro do ano passado. Diversas pessoas retornaram e trouxeram conhecidos. “O que deixa claro o interesse da população e a necessidade de mais espaço para eventos como esse, que deveriam ser incorporados ao calendário da cidade”, comentou Claudine.

A engenheira florestal, Suzane Marcuzzo, achou a proposta maravilhosa. É por meio dessas iniciativas que é possível abrir o mercado para os produtos que são nativos, além disso para ela é uma questão de segurança alimentar e de mostrar alternativas de produção viáveis aos agricultores. A aposentada, Nice de Souza, acha fundamental esse tipo de iniciativa, pois propícia às novas gerações o conhecimento do que existe de nativo em nossa terra.

Além da degustação de frutas, pães e sucos, também estiveram expostas sementes e mudas de frutíferas nativas, com o apoio do Viveiro Municipal e do Grupo Viveiros Comunitários da Biologia da UFRGS. As trocas foram muito positivas, “às vezes o povo sabe mais que a gente”, comentou o estudante de biologia, Pedro Camargo. Também esteve presente a agrônoma de Vera Cruz, integrante da ONG Resgatando o Futuro da Biodiversidade (BioFuturo), Lori La Porta, expondo frutas e trocando ideias com os participantes. O InGá ainda distribuiu cartilhas explicativas das frutas nativas do RS.

Jornal TVE, 09 de abril de 2013.

Todos os conteúdos da TVE/RS e da FM Cultura estão disponíveis para uso através da Licença Creative Commons 3.0 – Partilha nos mesmos termos.
CC-BY-SA

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br