Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica é lançado

Governador Sartori recebeu do secretário Tarcisio Minetto exemplar do Rio Grande Ecológico (Foto Itamar Pelizzaro/SDR)

Em solenidade realizada no Palácio Piratini às 11h da quinta- feira (03/03/2016), com presença do governador do RS, José Ivo Sartori, e do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, foi lançado o primeiro Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO) – Rio Grande Agroecológico. Este é o primeiro plano gaúcho que tem como foco a agroecologia e a produção orgânica e foi construído por um comitê gestor formado por cerca de 40 instituições, entre secretarias de Estado, governo federal, universidades e organizações não governamentais (ONGs).

 

Construído por um comitê gestor com representantes de cerca de 40 instituições, entre secretarias de Estado, governo federal, universidades e organizações não governamentais (ONGs), incluindo o InGá, o plano é publicado em mais de 200 páginas, constando de diagnóstico e descrição de ações. Essas ações serão executadas no período de 2016 a 2019, para atender aos princípios de desenvolvimento sustentável, preservação e conservação ecológica com inclusão social, segurança e soberania alimentar e diversidade agrícola, biológica, territorial, da paisagem e cultural.

Livro com diagnóstico e ações foi construído por comitê gestor com cerca de 40 instituições (Arte: Tiago Lobo / Foto: Fernando Dias/Seapi)

Livro com diagnóstico e ações foi construído por comitê gestor com cerca de 40 instituições (Arte: Tiago Lobo / Foto: Fernando Dias/Seapi)

Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o Rio Grande Agroecológico estabelece compromissos e articula políticas públicas nas diferentes esferas. “Trata-se de um plano que, acima de tudo busca a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, em consonância com o desenvolvimento rural sustentável”, diz o secretário Tarcisio Minetto.

O Rio Grande Agroecológico é um dos instrumentos da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, o uso e a conservação da agrobiodiversidade, a oferta de assistência técnica e extensão rural e social e o ensino e a pesquisa de base ecológica, de maneira transversal.

O Rio Grande Agroecológico propõe ações para incentivar o protagonismo de jovens e mulheres na produção de base ecológica, estimular a troca de sementes crioulas e fiscalizar o uso de agrotóxicos no entorno de propriedades em que se cultivam alimentos orgânicos. Uma ação já executada foi a criação de um espaço de orgânicos na Ceasa/RS, em Porto Alegre, que já está em operação.

Ações práticas do Rio Grande Agroecológico

O que está sendo feito e as metas do plano estadual:

> 8.387 projetos produtivos e de apoio à comercialização de alimentos orgânicos financiados.

> 1.112 encontros de capacitação de agricultores e técnicos em agroecologia.

> 29 editais de apoio à produção agroecologica e assistência técnica e extensão rural e social (Aters).

> 38.340 famílias atendidas com Aters em agroecologia.

> 347 projetos de pesquisa e extensão em agricultura de base ecológica.

> 110 publicações técnicas e de divulgação para fomento da agroecologia.

> 8 Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) revitalizados e mantidos.

> 96 eventos de trocas de sementes crioulas e mudas.

> 132 feiras e eventos para a promoção e comercialização de alimentos orgânicos.

> 3.676 amostras de alimentos e água monitoradas quanto à presença de agrotóxicos.

 

Assessoria de Comunicação SDR

Itamar Pelizzaro / Jornalista

(51) 3218- 3395

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br