Conheça melhor o InGá

Fundado em 07 de abril de 1999 por biólogas e biólogos recém formados que queriam exercer atividades em prol da biodiversidade, o InGá – Estudos Ambientais é uma associação civil não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, de caráter ambientalista, científico, cultural e educativo, tendo como sede a cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.

Teve em seu cerne de fundação e atuação atividades de pesquisa e educação ambiental ligadas à ocorrência do primata bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), por meio do Programa Macacos Urbanos, nas áreas naturais e rurais de Porto Alegre, tendo em vista sua crescente e atual ameaça devido à perda de seus habitats.

A militância do InGá ampliou-se na medida em que percebeu ser insuficiente lidar com as questões ambientais somente desde o ponto de vista biológico, sendo, hoje, um coletivo que busca agir sobre a realidade com uma perspectiva trans e multidisciplinar.

InGá é uma sigla para o nome “Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais”, mas também carrega em seu nome a identidade com o Ingazeiro. Este é o nome popular dado a varias espécies de árvores nativas em toda a América do Sul, pertencentes ao gênero botânico Inga spp.. São plantas pioneiras na revitalização e regeneração de ambientes, sendo que muitas são encontradas em beiras de rios e córregos. Como outras plantas da família Fabaceae, as leguminosas, elas possuem associações simbióticas com bactérias que fixam o nitrogênio atmosférico no solo e promovem um ambiente favorável para outras plantas crescerem. Além disso, os ingazeiros produzem flores melíferas em abundância, gerando frutos doces muito apreciados pela fauna.

Essas qualidades e características motivaram a escolha do Ingazeiro como símbolo e identidade do InGá – Estudos Ambientais.

Trabalhamos pela transformação social, promovendo a justiça socioambiental e modos de vida saudáveis, em harmonia com a natureza.
a) Pesquisa, Educação e Comunicação como processos contínuos, críticos e transformadores.
b) Acompanhamento e proposição de políticas públicas responsáveis.
c) Fiscalização do cumprimento da legislação ambiental.
d) Realização de projetos e ações socioambientais.
•Harmonia com a Natureza, compreendendo: a vida, a biodiversidade, a saúde, o amor, a alegria, a sustentabilidade socioambiental, a simplicidade no modo de vida, o pertencimento

•Conduta Ética, compreendendo: o respeito, a honestidade, a sinceridade, a transparência, a responsabilidade, a coragem, a humildade, a coerência entre discurso e prática, a justiça,

•Organização, compreendendo: o trabalho em grupo e o trabalho em rede, a horizontalidade na tomada de decisão, a profundidade, a criticidade, o consenso.

Coordenação Executiva - 2017

  • Paulo Brack – Coordenador Geral
    Matias Köhler – Vice Coordenador
    Felipe Vargas – Secretário
    Estela Santos – Tesoureira

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br