Ingazeiros avaliam retiro do InGá

  • Postado em 12/08/2011   por: Admin   Categoria:

O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá) está determinado a consolidar e potencializar a sua missão através de dinamização das práticas cotidianas da Ong. Essa frase sintetiza o resultado do retiro realizado no dia 30 de julho pelos associados efetivos da entidade com o objetivo de definir refletir práticas e planejar estratégias até o fim do ano. Atrair novos parceiros, ampliar a divulgação e fortalecer o trabalho coletivo estão entre as prioridades do grupo.

Para Vicente Medaglia, coordenador-geral da Ong, o InGá acumulou vitórias nos últimos meses e avança na direção de novas conquistas. “Não estamos onde podemos chegar, mas estamos no caminho”. Vicente ressalta que um dos pontos centrais é manter o equilíbrio econômico da entidade. “Para isso, queremos lançar uma campanha de apoio financeiro à entidade ainda este ano”, avisa.

Satisfeito com os rumos da Ong, o educador Mateus Raymundo acredita que a entidade está numa fase de realizações e consolidação de projetos. “As demandas já existem. Temos o Biodiversidade em Foco, a banca do InGá na Feira dos Agricultores Ecologistas, nossos cursos e formações e toda a luta política e ambiental”, ressalta Mateus, acrescentando que sua atuação no InGá tráz resultados, também, em sua satisfação pessoal. “Meu trabalho no Ingá tem me motivado muito, é uma coisa muito prazerosa”.

A bióloga Claudine Abreu Correa concorda: para ela, a convivência entre os diversos atores que participam do InGá está cada vez mais sinérgica e tem possibilitado uma trajetória de crescimento. “O InGá é um lugar fundamental na minha vida. Encontrei um lugar para compartilhar e ter razão do que penso. Minha proposta é contribuir cada vez mais”, garante.

Outra meta estabelecida pela Ong foi abrir as portas para novos voluntários. Nesse sentido, a comunicadora Paula Cassandra aposta na adoção de “procedimentos mais agregadores”. “A ideia é receber mais gente na sede e apresentar o InGá, falar sobre sua filosofia, metas e organograma”, explica. Na opinião de Paula, muitas vezes as pessoas em interesse em ajudar mas não sabem como e é preciso estar atento a isso.

Além das demais edições do Biodiversidade em Foco e da participação na Feira Agroecológica, a atuação da entidade este semestre terá como ênfase as campanhas e articulações do InGá com demais entidades ambientalistas e outros movimentos, destacando-se a Defesa do Código Florestal Brasileiro, a Revisão do Modelo Energético, a incorporação das frutas nativas e outros tipos de vegetais da agrobiodiversidade, em modelos agroecológicos, em especial nas Áreas Rurais de Porto Alegre. Também continuará dando ênfase à representação no Consema e no Conama, pautando itens e procedimentos que façam avançar as políticas públicas em Meio Ambiente, como no caso do Fundo Estadual de Meio Ambiente, onde o Ingá e outras entidades da Apedema pleiteiam a liberação de recursos às ONGs, por meio de projetos baseados em Editais.

Além dos participantes citados no texto, os ambientalistas José, Emiliano, Matias, Paulinho, Marcelo, Estela, Fernando e Felipe também estiveram no encontro, na sede do InGá, em Porto Alegre.

Acompanhe o InGá no Twitter (@ingazeiro) e no Facebook (InGá).

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br