Bioma Pampa, Presente e Futuro: O que temos a anunciar aos gaúchos?

“O vídeo foi realizado na atividade do dia 10 de dezembro, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52, Campus Centro, Porto Alegre, RS, Brasil), uma semana antes da comemoração do Dia do bioma Pampa que ocorre, anualmente, no dia 17 de dezembro. A atividade fez parte do Projeto de Extensão, por iniciativa de estudantes de Biologia da UFRGS, “Construindo Consciência Crítica”, no Instituto de Biociências da UFRGS, juntamente com o Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (MoGDeMA), InGá (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais). Estiveram presentes diversos setores da sociedade gaúcha, entre eles acadêmicos, técnicos, estudantes e representantes dos governos do Estado e Federal, em especial o Ministério do Meio Ambiente, para tratar do quadro ligado à situação atual e as perspectivas quanto às políticas públicas voltadas ao Bioma Pampa e aos Campos Sulinos, no Rio Grande do Sul.

A realização do Painel e Debate “Bioma Pampa, Presente e Futuro” foi mais uma iniciativa urgente no sentido da de se constituir uma força tarefa ou um programa emergencial para enfrentar o tema da perda acentuada da biodiversidade do bioma. Estiveram presentes na mesa de debates, pela UFRGS, o Professor Valério De Pata Pillar, do Departamento de Ecologia; pelo Governo do Estado, o Secretário Adjunto, Luís Fernando Perelló; e de João A. Seyffarth, representante do Ministério de Meio Ambiente. Representantes do Projeto RS Biodiversidade, da SEMA, apresentaram as atividades desenvolvidas no Projeto.

O Pampa é um bioma compartilhado entre Brasil (RS), Argentina e Uruguai, ocupando em nosso Estado uma área de 176.496 km² (IBGE, 2004). Isto corresponde a 63%do território estadual e a 2,07% do território brasileiro. Atualmente, o conjunto de indicadores não é nada otimista em relação à conservação da biodiversidade, à manutenção da qualidade de vida e à sustentabilidade socioambiental para essa região do Estado. Levantamentos divulgados pelo MMA (2010) dão conta de que o Pampa é o segundo bioma mais devastado do Brasil, restando apenas 36% de sua área original.”

Compartilhe:

Contribua com o InGá e o Movimento Ambientalista

Faça uma doação

ENDEREÇO

Rua Cel. Fernando Machado, 464. Centro Histórico - Porto Alegre/RS – Brasil
Caixa Postal 1057, CEP 90.001-970
(51) 3019-8402

inga@inga.org.br